[ editar artigo]

Seja bem vindo à era do compartilhamento

Seja bem vindo à era do compartilhamento

Desde que o mundo é mundo que os seres humanos perceberam que não faz sentido a vida que não seja em comunidade. Dezenas de filósofos e pensadores explicaram esse fato de diversas maneiras diferentes e, independente da razão apresentada, uma coisa é inegável: o compartilhamento da vida e das experiências é intuitivo e faz parte da nossa natureza humana.

Eu sei, eu sei, você deve estar pensando: mas praquê toda essa aula de filosofia existencial? Por um motivo simples: te contar porque esse esse espaço existe. E mais ainda. E porque você também deve compartilhar seu conteúdo, conhecimento e experiências com a nossa comunidade de profissionais de marketing, design, publicidade, jornalismo, relações públicas, comunicação e áreas afins. ;)

Antes de mais nada, devo adiantar que este espaço só existe porque nós acreditamos fielmente na economia do compartilhamento. Este novo modelo que entende que o sucesso caminha ao lado da colaboração, mas que já praticamos em nossas relações há algum tempo e o que tem nos permitido engajar e envolver cada vez mais pessoas em nossos projetos. É uma evolução que nega o individualismo construído ao longo do século passado e, por meio da aproximação facilitada pela tecnologia, enxerga a união dos indivíduos como o caminho para a solução de problemas.

Por isso, nós sempre convidamos os melhores profissionais para serem nossos professores. Conectamos gerações diferentes com um objetivo em comum. Por que na Redhook nós acreditamos em um modelo de escola onde a criatividade é a única regra a ser seguida. Onde a sala de aula se transforma em um espaço de troca de experiências,, um laboratório onde todos compartilhamos, aprendemos e crescemos juntos. Afinal, é da conexão entre as pessoas que surgem as boas ideias. E é a partir do apoio que nos damos que essas ideias se transformam em realidade.

Tudo isso é para te mostrar que compartilhar é legal e que nós vivemos mesmo a era da revolução do compartilhamento. A cultura colaborativa, se ainda não é, definitivamente será a nova ordem da economia. As crianças e adolescentes entendem, e pra eles é natural, que juntos podemos ser mais eficientes, relevantes e chegarmos mais longe.

Isso, sem falar que na economia colaborativa você ainda economiza, conhece pessoas que pensam diferente e que mesmo assim somam com suas ideias e projetos, constrói networking qualificado e aumenta as possibilidades de novos negócios. Alguns dos exemplos mais conhecidos do mercado são empresas como Airbnb e Uber. Tá vendo que não tô mentindo, né!

E o que tudo isso tem a ver com compartilhamento de conteúdo?

Produzir e compartilhar conteúdo no meio digital é uma das formas mais eficientes para ser encontrado na web, construir reputação, ganhar relevância e respeito. Ou seja, se você é um bom profissional, tem experiência e sabe do que tá falando, talvez você só precise compartilhar isso no lugar certo. Assim você será reconhecido como autoridade e  aumentará exponencialmente a sua capacidade de influenciar as pessoas ao se redor em relação aos seus objetivos. Acontece que você não está sozinho nessa jornada. Conhecemos outras pessoas tão talentosas quanto você que irão se reunir aqui nesse espaço.

Então, vamos unir forças para a construção de uma comunidade forte, que traz destaque para todo o nosso mercado? Um espaço onde o conteúdo colaborativo torna muito mais fácil um autor ganhar credibilidade, relevância e ser encontrado mais facilmente? Esse é o objetivo dessa comunidade: ser uma vitrine para a exposição dos melhores profissionais do mercado, culminando em conhecimento, troca de ideias, experiências, colaboração, projetos e novos negócios. 

Uma comunidade de portas abertas para quem busca direcionamento ou redirecionamento na carreira, ou para se inserir no mercado, ou apenas saber mais sobre um determinado assunto de interesse. É um espaço para pessoas de agências pequenas, médias ou grandes, fornecedores e veículos da indústria da comunicação. Enfim, é um espaço para quem está começando, quem já começou há muito tempo ou para quem ainda não decidiu o que quer, mas que tem interesse em descobrir e ir além. Essa é a comunidade para pessoas que não tem medo das novidades, que apreciam fazer conexões, colaboração e inovação.

Outos benefícios do conteúdo digital é educação. O compartilhamento da informação pode ser o melhor apoio às causas mais variadas  e pessoas que talvez só precisassem de uma oportunidade para compartilhar. 

Falando nisso, é justamente a nossa comunidade a principal beneficiada por essa iniciativa, já que o compartilhamento do conteúdo ajuda a definir a identidade dos participantes, além de construir e fortalecer as relações entre nós.

Se você chegou até aqui, posso apostar que tá tão empolgado quanto nós para compartilhar seus pensamentos, ideias e experiência com a nossa comunidade. Nossa intenção é boa e essa é a nossa proposta. É o pontapé inicial. Mas suas sugestões são bem vindas e com certeza irão nos ajudar a melhorar ainda mais. E então, vamos construir uma comunidade forte e relevante não só pra nós, mas pra todo o nosso mercado? :)

 

Ah, e antes de encerrar tenho algumas dicas para facilitar sua produção de conteúdo. Olha só:

- Compartilhe, de preferência, assuntos de interesse dos participantes da nossa comunidade, que formada em sua maioria por profissionais e estudantes de comunicação social, marketing, publicidade e propaganda, design, jornalismo, relações públicas, moda, e áreas afins.

- Posts frios e formais não são legais (até rimou!). Pense que cada texto é uma conversa informal com seu leitor.

- Frases e parágrafos muito longos também podem ser evitados. Se você ler em voz alta e perceber que precisa parar para respirar, temos um problema.

- É possível usar gírias, claro, desde que você tenha certeza que o leitor vai entender o que quis dizer.

- É sempre bom que termos técnicos, palavras estrangeiras e siglas tenham seus significados explicados.

- Jamais conte com o entendimento óbvio. O que é óbvio para você pode não ser para outra pessoa.

- Erros de ortografia acontecem, mas não são legais. Por isso, antes de publicar, releia, revise e se necessário, reescreva.

- Converse com o leitor. Sempre que possível use "você" quando quiser se referir a ele. Isso ajuda a aproximar autor e leitor.

- Por fim, pedimos bom senso nos textos. Se puder evite, mas se achar que isso é realmente relevante pra comunidade, fale com cautela sobre futebol, religião e política, entre outras polêmicas.

- Pode somar, multiplicar e dividir. Só não diminuir. Fechou?

Seja bem vindo! Crie sua conta, inspire-se, escreva e compartilhe! :)

Redhook
Celinha Camargos
Celinha Camargos Seguir

CEO da Redhook School, há mais de 12 anos no mercado de comunicação. Seu maior talento é reunir pessoas competentes para inspirar, compartilhar conhecimento, experiências e fazer novos negócios.

Ler matéria completa
Indicados para você