[ editar artigo]

Ícone da propaganda paranaense recebe homenagem na Red Week Ideas 2018

Ícone da propaganda paranaense recebe homenagem na Red Week Ideas 2018

JD Rodrigues é um dos ícones da comunicação paranaense que inspira novas gerações.

Lançamos este ano um troféu especial especial durante a Red Week Ideas 2018: RED STAR. São as nossas estrelas vermelhas. Pessoas que iluminam nosso caminho e nos orientam na construção de um mercado saudável, ético, propício ao desenvolvimento e ingresso de novos profissionais na profissão de publicitário. E uma das nossas maiores referências, um grande apoiador do projeto Redhook desde o primeiro momento é essa pessoa respeitada e adorada por todo o mercado paranaense: José Dionísio Rodrigues.

Seu Rodrigues nasceu em Portugal e veio ainda criança para o Paraná. Fez high school nos Estados Unidos e se formou em jornalismo em Curitiba (acho que foi na Federal, mas não tenho certeza). Trabalhou na Gazeta do Povo e pelo jornal cobriu grandes eventos, como a chegada do homem à Lua. Abriu a Opus em 1972, que se fundiu à Múltipla em 1986, formando a OpusMúltipla, que se transformou hoje no Grupo OM, composto também pelas empresas Brainbox (design estratégico), House Cricket (engajamento on e offline), Tailor Media (branded content e ad networks) e Senso (omnychannel strategy). JD Rodrigues já ganhou o título de Publicitário do Ano várias vezes pelo Prêmio Colunistas, incluindo o título de Publicitário dos 30 anos do Prêmio Colunistas, além de Publicitário da Década no Festival de Gramado.


O Grupo OM é um dos maiores e mais sólidos grupos de comunicação estratégica do Sul do Brasil, formado por quatro empresas: OpusMúltipla (especializada em planejamento  de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox 360 (consultoria de branding 360°), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento) e TailorMedia (especializada na criação e produção de conteúdos customizados e mídias proprietárias para indústria e varejo).

Com mais de 190 funcionários, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como O Boticário, Subway, Renault, Asics, Recco, Dow Agroscience, Hebron Farmacêutica, FGM, Hospital de Olhos, Arauco, AES Brasil, Briggs & Stratton, Cecrisa (Pisos Portinari), Branco, Vitao, Talken, Digital Premium, Unimed Londrina, Tigre, Frimesa, Madero, Shopping Mueller e Móveis Campo Largo.


Sobre o Instituto JD Rodrigues de Comunicação Integrada.

Esse ano, a Red Week Ideas também contou com uma palestra especial do Pedro Gravena, um dos criativos que inovam no mercado de comunicação e que conquistou mais de 40 Leões no festival de criatividade de Cannes. Essa palestra foi um oferecimento do Instituto JD Rodrigues dentro da programação da  RWI.

Mas como surgiu o Instituto? Senta, que lá vem história: Em 1991, o professor emérito na Northwestern University de Chicago, Don Schultz, publicou o livro que lançou o conceito de Comunicação Integrada de marketing.
No ano seguinte, numa de suas palestras em São Paulo, um empresário na plateia enxergou naquelas palavras o futuro da comunicação. Era José Dionísio Rodrigues, co-fundador da agência OpusMúltipla de Curitiba. A partir daí, passou a modelar sua oferta de serviços até criar o maior grupo de Comunicação Integrada do país, o Grupo OM. O aprendizado na prática, levou Rodrigues a sonhar com um instituto que pudesse promover pesquisa, publicações, cursos e seminários para disseminar o conhecimento entre as empresas do grupo, seus clientes, no mercado e até na comunidade acadêmica.

Mas o que ele não sabia, é que no aniversário de 45 anos da OpusMúltipla, iria ganhar da diretoria do Grupo OM um instituto com o seu nome. E ainda estrear com aula-magna de um professor muito especial. Ninguém menos que Don Schultz, que também realizou o seu sonho de ver a Comunicação Integrada virar o primeiro instituto especializado do planeta. É... esse mundo da comunicação dá muitas voltas.

Redhook
Redhook News
Redhook News Seguir

O RedNews é um espaço destinado a divulgação das novidades do mercado de comunicação. Tem algo interessante para contar ao mercado? Envie para comunicacao@redhookschool.com

Ler matéria completa
Indicados para você