[ editar artigo]

Bem-vindos ao marketing digital dos novos tempos.

Há algumas semanas atras, entre um scroll e outro na minha timeline, me deparei com um post de uma colega de profissão que fez a seguinte constatação:

"Eu estou cansada de ver bolos com o mesmo sabor, bolos sem fermento, bolos queimados, bolos abatumados…"

Isso ficou martelando na minha cabeça por uns dias, e não sei porque, me veio à cabeça toda a trajetória que um bom chef de cozinha tem que percorrer para chegar à perfeição. E cabe aqui uma reflexão sobre como os melhores chefs de cozinha se destacam pela habilidades únicas que encantam os olhos (e os estômagos) dos mais exigentes paladares. Um Chef para se tornar Chef é muito diferente de se tornar um ótimo cozinheiro. São anos de estudos nas mais conceituadas escolas de gastronomia do mundo, que vão do atemporalLe Cordon Bleu, cujo o foco são suas inigualáveis técnicas da culinária francesa clássica, até o mais atual Institute of Culinary Education, cujos cursos intensivos (de 6 à 13 meses de duração), formam anualmente centenas de aspirantes a maestros da arte culinária, já imaginando o caminho que terão que percorrer para alcançar as tão cobiçadas Estrelas Michelin.

Mas o que isso tem a ver com marketing digital?

Na verdade tem tudo a ver. Sabe por que? Assim como um bom chef, além de dominar todas as ferramentas do seu ofício, existe trabalho, trabalho, pesquisa, erros e acertos (não necessariamente nesta mesma ordem), um profissional de marketing digital tem que dominar todas as ferramentas que são a receita de como fazer seu cliente se destacar em um universo que para muitas empresas ainda é um oceano nada azul (isso será tema de um vindouro artigo, aguardem), trata também de outros fatores que fazem essa equação dar certo. O marketing digital não trata só de dados, números, insights, analytics. Trata também de comunicação personalizada, quase um one on one. Trata de UX, de ser do bem, de ter propósito.

Do no evil

Existem hoje em dia inúmeros cursos, nanodegrees, palestrantes, e-books, whitepapers, whatever, que ensinam métricas, ferramentas, e supostas receitas de sucesso. Mas tudo isso não é a certeza de alcance de objetivo. Sabe porque? Assim como na cozinha, uma receita só diz as etapas que se deve seguir para o preparo de algum prato. O mesmo funciona neste novo marketing que está entre nós. Não existe receita milagrosa no marketing digital. Entre as métricas, KPIS, CPC, CPM, CPA, CPL, CTR e ROI se não existir algo essencial em quem estiver por trás do monitor e teclados do seu computador. E convenhamos, inteligência e trabalho árduo com certeza irão fazer você e seus clientes ficarem muito satisfeitos com os resultados. Assim como um bom Filé Wellington feito com todo o carinho e técnicas que só um masterchef pode oferecer.

Ler matéria completa
Indicados para você